quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Lançamento do Livro Corpo Re-Construção Ação Ritual Performance


A professora da UEL Fernanda Magalhães faz lançamento de livro no Museu de Arte de Londrina
O livro “Corpo Re-Construção Ação Ritual Performance”, é resultado da tese de doutorado desenvolvido na Unicamp (Campinas, SP) entre 2003 e 2008.

O lançamento será nesta quinta-feira, dia 16 de dezembro às 18h30 no Museu de Arte de Londrina (rua Sergipe, 640). A autora, fotógrafa e professora da UEL explica que seu trabalho nasceu das lembranças de sua infância com o pai, o jornalista Antonio Vilela de Magalhães e também de dois trabalhos desenvolvidos em 2002 - Impressões da Memória e A Expressão Fotográfica e os Cegos. Os desdobramentos desses trabalhos e de sua memória de infância resultaram na proposição, que traz alguns de seus trabalhos performáticos realizados com grupos diversos. Segundo ela, uma expansão de seus trabalhos anteriores.
Juntamente com o livro, o site http://www.fernandamagalhaes.com.br/ faz parte do projeto como parte multiplicadora do trabalho, “como linhas de fuga, conexões rizomáticas que permitem outros desdobramentos, novas expansões, para além de minhas atuações. O livro e o site pretendem possibilitar estas atuações para além do meu corpo”.
Impressões da história, Impressões da Memória
A autora conta que a gênese do trabalho remonta das lembranças de sua infância. “Meu pai chegava exausto do trabalho e que nós (eu e minha irmã) queríamos sua atenção. Ele então nos dava canetas e falava para desenharmos em suas costas. Quando ele adormecia, com o calor e o suor do seu corpo, os desenhos eram transferidos para os lençóis e observávamos isto ao amanhecer. Esta é uma imagem linda de minha infância”, relembra.
A partir dessa vivência nasceu o Impressões da Memória, um projeto de construção de poemas visuais em parceria com a jornalista e escritora Karen Debértolis. “O projeto nos trouxe, a partir da perspectiva das relações corporais, as construções de novas/outras linguagens em nossos trabalhos. O trabalho atua no campo da performance através de um momento performático mas não público, realizado de forma íntima e que se revela na exposição dos resultados do trabalho”. 
Na mesma época a dupla também desenvolvia o Projeto A Expressão Fotográfica e os Cegos, que propiciou a perspectiva de ampliação das sensações, como as vistas táteis. “Desta relação de contato com os corpos, a relação tátil do corpo com o mundo, estas perspectivas de nossas outras percepções além da percepção visual tão valorizada hoje. Destas imagens que podem surgir a partir das relações do corpo com o mundo, através das sensações corporais”, pondera a autora.
O livro foi viabilizado através de recursos do PROMIC e estará à venda no valor de R$ 35,00. A autora vai destinar exemplares para bibliotecas, museus e escolas. Os eventos terão um bate-papo com a autora e sorteio de alguns exemplares.
Serviço:
Lançamento do livro “Corpo Re-Construção Ação Ritual Performance”
Dia 16/12, quinta-feira às 18h30 no Museu de Arte (Rua Sergipe, 640).


fotografia por Maíra Bette Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário