DEBANDADA INAUGURA NOVO ESPAÇO DA CASA DE CULTURA_ARTES PLÁSTICAS
O evento DEBANDADA inaugura o novo espaço da Casa de Cultura UEL_Artes Plásticas, na Av. Juscelino Kubitschek, 1973, de 26 a 29 de maio de 2009, a partir das 18:30h. Serão quatro noites de ações, projeções, instalações e intervenções performáticas interativas com o público. O objetivo é ocupar todo o espaço trazendo a produção dos artistas para este novo endereço das artes em Londrina.
O evento é uma realização da Casa de Cultura UEL_Artes Plásticas com curadoria de Fernanda Magalhães e a organização e produção do 'Coletivo Manada'.
A programação conta com apresentação de trabalhos do Coletivo MANADA que apresentará “A Bolha”, “Para conservar meus bens – presente” e “Experimentações Projeção”. O bailarino londrinense Anderson Casagrande, radicado na Alemanha, apresentará a vídeo-instalação Ofelia, editado pela KINOARTE, material inédito que conta com fragmentos da apresentação realizada por Casagrande no Estúdio Kazuo Ono no Japão. A KINOARTE irá projetar o curta 'SATORI USO' e o documentário 'Paulo Menten', curta inédito sobre o artista.
O Coletivo MANADA desenvolve ações artísticas como performances, instalações, projeções e intervenções interativas. Sua formação é recente, a partir de março de 2009, e as ações em desenvolvimento partiram dos trabalhos individuais dos artistas participantes. As reuniões do Coletivo acontecem na Casa de Cultura UEL_Artes Plásticas, na Av JK 1973. O coletivo é composto por: Alissar Ayoub, Camila Melara, Cristina Taniyama, Cinthia Santana, Estela Tiemy, Fernanda Magalhães, Hígor Mejïa, Juliana Motta, Julie Guerrini, Leonardo Gutierres, Letícia Albanez, Mavi, Marcio Diegues e Pipoca.
WORKSHOP ENTRE CURSOS E CIRCUITOS – MANOBRAS DA ARTE RUMOS ITAU CULTURAL__ARTES VISUAIS 2008/2009
Dos dias 26 a 29 de maio será realizado em Londrina o workshop Entre Percursos e Circuitos – Manobras da Arte, do Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2008/2009, na Casa de Cultura UEL_ Divisão de Artes Plásticas. Mesmo sem maior divulgação, o workshop já estava com vagas esgotadas desde o segundo dia de inscrições. O evento marca o início das atividades de 2009 na Divisão de Artes Plásticas, que tem como objetivo estimular a produção e a circulação artística desta vertente artística em Londrina e região.
O projeto irá contemplar 18 cidades do interior do Brasil e Londrina foi escolhida após os assistentes curatoriais do Itaú Cultural viajarem por diversos locais e conhecerem a cena cultural de vários municípios. A escolha do Itaú Cultural por Londrina demonstra a importância do serviço que a Casa de Cultura UEL exerce no município. De acordo com a chefe da Divisão de Artes Plásticas da Casa de Cultura UEL, Fernanda Magalhães, “a escolha por Londrina também denota que a expressão artística local é forte e bastante significativa”.
O workshop tem como objetivo contextualizar a arte local e contemporânea e desenvolver debates e bate-papos nos quais os inscritos podem participar e trazer seus próprios materiais. Armando Queiroz é o assistente curatorial que irá ministrar o workshop em Londrina.
1º dia: arte aqui Conhecer e discutir a produção artística do local, lançando uma discussão acerca de sua conjuntura. A partir de um mapeamento do campo da arte na cidade (identificando artistas, espaços expositivos e de formação, mercado, críticos, curadores, gestores, políticas públicas, dentre outros), buscar compreender suas dinâmicas de desenvolvimento.
2º dia: arte hojeApresentar, com base nas discussões prévias acerca da produção artística local, interesses e questões diversas que têm permeado a atual produção em arte contemporânea, buscando paralelos entre esta e o contexto vivenciado pelos participantes do workshop. Este módulo tem caráter eminentemente histórico.
3º dia: arte e pensamento crítico Localizar a produção artística à luz das reflexões sobre a cultura que são mais amplamente desenvolvidas por campos diversos, como o da arte, da filosofia, comunicação, sociologia, dentre outros.
4º dia: arte e culturaDebater acerca do lugar e das implicações da arte no contexto da cultura, fazendo ver seus meios de relação com os diversos modelos culturais presentes na atualidade. A partir de tal análise crítica e da apresentação de experiências artísticas ocorridas em outros locais, coletivamente traçar possibilidades de agenciamento da produção local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário